PM flagra empresas de caçambas descartando entulho ilegalmente em SP
Caminhões são flagrados despejando entulho em ruas dos Jardins
A Polícia Militar flagrou empresas de caçambas jogando grandes quantidades de lixo em três bairros nobres da cidade de São Paulo: Vila Nova Conceição, Pinheiros e Jardim América. A prática é considerada como crime ambiental desde 2002.
Os flagrantes foram feitos há dois meses por câmeras de segurança do programa “Vizinhança Solidária” da PM. Todos os casos ocorreram durante a madrugada. Em uma das imagens, é possível ver o nome de uma das supostas empresas que fizeram o descarte irregular de entulho.
No boletim de ocorrência por crime ambiental, registrado pela associação de moradores "AME Jardins", a empresa é citada. Elisabeth Vinson, diretora da comissão de segurança da AME Jardins afirma que as reclamações de descarte ilegal de entulho nas zonas Sul e Oeste aumentaram desde o começo do ano.
“Eu espero que [os flagrantes] sirvam como um exemplo para outras empresas que cometem este crime. É importante o engajamento da sociedade civil no monitoramento e zeladoria da cidade” diz.
A reportagem da TV Globo tentou contato com o dono da Empresa para esclarecer a acusação, mas não foi possível o contato, pois o proprietário não retornou as ligações da equipe de produção.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) afirma, por meio de nota, que a Polícia Civil está investigando a ocorrência. A Secretaria Municipal das Subprefeituras diz que vai aplicar multa à empresa por causa do descarte irregular de entulhos em vias públicas, no valor até R$ 17 mil, conforme estabelece a Lei de Limpeza Urbana.